quinta-feira, 21 de julho de 2011

Jorge Lins toma posse no Tribunal de Justiça do Amazonas no dia 26


Com aproximadamente 26 anos dedicados à magistratura, Jorge Lins toma posse no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) no próximo dia 26 de julho. A cerimônia está marcada para ter início às 10h no auditório Desembargador Ataliba David Antônio (Edifício Arnoldo Péres, sede do TJAM, na avenida André Araújo, Aleixo).

Jorge Manoel Lopes Lins, 54 anos, começou a carreira na magistratura pela comarca da Boca do Acre, em 1985, onde permaneceu por quatro anos. Em seguida, foi transferido para a comarca de Anori. E finalmente, atuou em Parintins, de onde foi promovido para a capital em 1992. Ele também foi convocado várias vezes para compor o Pleno do TJAM.

O magistrado ascendeu ao cargo de desembargador na eleição realizada no dia 28 de junho, pelo critério de merecimento. Na ocasião, Jorge Lins foi o mais votado (17 votos) e figurou pela terceira vez na lista tríplice. A escolha, realizada através do sistema de voto eletrônico, aconteceu durante a sessão do Tribunal Pleno. A eleição foi convocada pelo TJAM para o preenchimento da vaga aberta com a aposentadoria compulsória, do desembargador Arnaldo Carpinteiro Péres.

“O Judiciário do Amazonas está precisando de magistrados com a competência profissional do doutor Jorge Lins”, disse o desembargador-presidente, João Simões, na ocasião da eleição.

— Antes de tudo quero agradecer a Deus por ter me guiado até aqui. Agradeço também aos desembargadores que me premiaram com uma votação expressiva, por unanimidade. Eu fico muito orgulhoso dessa vitória – disse o novo desembargador, visivelmente emocionado.

A votação teve início por volta das 11h45, quando o presidente João Simões anunciou que a escolha seria feita da forma mais transparente, através do processo eletrônico, com a pontuação aparecendo no telão montado no Plenário. Obedecendo aos critérios estabelecidos na resolução do CNJ, os desembargadores foram digitando e postando sua pontuação aos oito candidatos que concorreram à vaga: Lafayette Carneiro Vieira, Jorge Lins, Nélia Caminha, Joana Meirelles, Onilza Abreu, Lia Maria Guedes, Mirza Telma de Oliveira e Erivan Santana. Completando a lista tríplice, a juíza Nélia Caminha ficou em 2º lugar, com 13 votos e Joana Meirelles em 3º, com 9 votos.

Quando o painel apontou que a somatória de pontos dariam a vitória a Jorge Lins, o juiz foi abraçado pelos filhos, pelos irmãos e amigos. “Essa é uma vitória que não é só minha. Quero dividí-la com meus amigos, meus familiares e todos aqueles que torceram por mim”, disse o desembargador eleito, que tem 26 anos de magistratura.

Perguntado como avalia o momento porque passa o Poder Judiciário, com o controle que vem sendo feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o desembargador eleito respondeu que vê o momento com muito otimismo, principalmente pelo momento de reforma porque ele vem passando. “E eu me sinto muito feliz em poder integrar o Pleno do Tribunal e fazer parte dessa história, além de poder dar também a minha contribuição para essa transformação”, disse Jorge Lins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário