quinta-feira, 3 de março de 2011

Condutores que forem parados nas blitz vão passar pelo bafômetro


Todos os condutores que forem parados nas blitz da campanha Salva Vidas serão convidados a passar pelo bafômetro. O anúncio foi feito ontem pelo diretora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Mônica Melo, que lançou a campanha na sede da Secretaria de Segurança Pública, acompanhada do secretário Umberto Ramos e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dan Câmara. Todo o efetivo de 200 homens da Companhia de Trânsito (Ciatran) e agentes do Detran serão empregados em operações que podem acontecer a qualquer hora, em qualquer parte da cidade.


Ramos disse que o objetivo do programa é preservar a vida com a prevenção de acidentes. Citando números do Detran, o secretário disse que a meta é reduzir os índices de 2010, quando foram apreendidos 128 veículos irregulares, registrados 24 flagrantes por embriaguez e houve 4 mortes no trânsito na capital, no período de uma semana do Carnaval.

Segundo Mônica, o Detran está melhor equipado neste ano para o trabalho de fiscalização, e que por isso os agentes serão mais rigorosos contra aqueles que consomem bebidas e proporcionam risco à vida ao dirigir veículo. “Na verdade, a campanha Salva Vidas é a intensificação do cumprimento da lei seca. Queremos dobrar o número de apreensões registradas em 2010, para isso contamos com a colaboração da população. No ano passado tivemos 27% a menos de registros em relação a 2009”, disse.

Em parceria com a Polícia Militar, pelo menos 100 etilômetros (bafômetros) vão ser usados pelos policiais para medir o nível de alcoolemia do condutor. Além disso, a Ciatran vai usar novos equipamentos adquiridos pelo Detran, como cones luminosos e barracas para melhorar as condições de trabalho dos agentes.

Quem foi flagrado acima do 0,2 grama de álcool por litro de sangue será encaminhado a um Distrito Integrado de Polícia (DIP) e terá a carteira de habilitação apreendida e suspensa por 12 meses.. Além de pagar multa, o veículo será recolhido ao parqueamento do Detran. Para reaver sua CNH, o infrator vai passar por um curso em que terá de acertar 70% das questões da prova final.

CARONA SOLIDÁRIA

O serviço do disque-pileque 154, uma tradição do Detran em eventos com grande público em Manaus, vai funcionar 24 horas, do dia 4 ao dia 9 deste mês. Mônica disse que o Governo do Estado terá veículos suficientes para fazer o transporte das pessoas que acionarem o serviço.

O disque-pileque vai funcionar em interação com o programa Linha da Vida, da PM, que orientará e reterá o cidadão alcoolizado na área do Sambódromo enquanto durar o efeito da bebida. “Isso tem dado muito certo e evitado a perda de vidas no trânsito. Vamos estar presentes todos os dias do carnaval para assistir aquele que se excedeu no consumo alcoólico”, disse o comandante Dan Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário