A nomeação do único representante da classe dos advogados do pleno do tribunal foi publicada no Diário Oficial da União, desta quinta-feira. A corte do TRE continua com uma vaga destinado aos advogados em aberto.
Délcio Santos é carioca e mora em Manaus desde 1996 quando começou a atua como advogado com experiência nas áreas cível, criminal e principalmente eleitoral. “Acredito que isto tenha pesado na escolha da presidente”, salientou o advogado.
Desde agosto do ano passado, o pleno trabalha com quórum mínimo porque as duas vagas de juízes titulares destinadas a classe dos advogados estavam em aberto, assim como as duas vagas de suplentes também da classe dos advogados.
O último advogado a fazer parte da corte foi o jurista Vasco Pereira do Amaral, que teve que deixar o cargo em agosto, quando encerrou seu primeiro biênio como juiz da corte.
Desde junho do ano passado, uma lista tríplice com os nomes dos advogados está sob análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Concorriam a vaga de titular os advogados Marcelo Augusto do Amaral, Paula Ângela de Oliveira e Délcio Luis Santos.
A nomeação de Délcio Luiz Santos é a segunda escolha de um membro da corte em menos de uma semana. Na sexta-feira, 07, o juiz federal Ricardo Augusto Sales tomou posse em uma cerimônia simples antes da sessão do TRE.
Os juízes representantes dos advogados ficam impedidos de atuar em processos eleitorais no Amazonas, mas podem atuar em outros estados. Nenhum membro da corte recebe salário, mas uma gratificação por sessão de que participa no valor de R$ 723,52.
Em dezembro, o presidente do TRE, Flávio Pascarelli, havia declarado que a falta de juízes atrapalha o julgamento de processos e sobrecarrega os demais membros.
Fonte: D24am

Nenhum comentário:
Postar um comentário