O desembargador-presidente fez um panorama da realidade nos aspectos sociais e econômicos pelos quais passa o TJAM. Um breve histórico foi apresentado, além da composição do Tribunal, a estrutura organizacional, os dados do “Justiça em Números” e outros itens. Foram apresentadas também as dificuldades enfrentadas pelo Poder Judiciário e as medidas adotadas para melhorias do jurisdicionado, como a criação das Coordenadorias, a virtualização de todo o Poder Judiciário amazonense, a identificação dos entraves existentes e a aplicação de recursos que visam a eficiência das atividades desenvolvidas (ex: implantação do AR-Digital).
O magistrado falou ainda sobre alguns programas criados para a melhoria da jurisdição no Amazonas como o alvará online, TCO e inquérito online, projetos “Reeducar” e “Começar de Novo”, a criação de bibliotecas nos presídios (arrecadação de livros), a criação do Centro de Conciliação, atividades da Justiça Itinerante, Campanha de desarmamento, aplicação de Penas e Medidas Alternativas, nova Lei Penal, com aplicação de fianças mais pesadas.
De acordo com o coronel do Exército Miguel Ângelo Rabello, a visita tem o foco principal na atualização de conhecimentos considerados estratégicos nos aspectos político, sócio-econômico e científico-tecnológico. “Esses parâmetros são importantes para que os oficiais possam transmitir informações mais precisas aos oficiais generais do Exército.”
Logo após a palestra, feita pelo presidente do TJAM, foram realizados debates com perguntas e respostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário