Do total de novos cargos criados, 200 são para o interior, onde comarcas estavam ameaçadas de ser desativadas por falta de servidores e juízes.As explicações foram divulgadas nesta quarta-feira, 8 de novembro, pelo presidente do Tribunal, desembargador João Simões, em resposta às críticas que a imprensa vem fazendo em relação ao projeto que trata da criação de cargos para suprir as necessidade de servidores do Judiciário enviado à Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM). Para comprovar os números que acabara de citar, o desembargador divulgou páginas do relatório
“Justiça em Números 2011”, espécie de censo que traça uma radiografia do Judiciário brasileiro, referente ao ano de 2010.― Estamos priorizando hoje o que é mais importante, daí a necessidade de criar mais cargos, principalmente no interior. Isso pode ser claramente identificado nas comarcas que têm um número insuficientes de servidores – disse João Simões.
De acordo com o desembargador, o Judiciário está criando o que não existia. É o caso do interior onde estão sendo abertas 102 vagas de nível médio e 98 de nível básico . “Portanto, só para o interior são 200 vagas”, informou Simões, observando que, por isso, o TJAM vem realizando concursos localizados, por sub-regiões do Amazonas.Simões também explicou que o Cadastro de Reserva que está sendo feito com os concursos localizados por sub-regiões, servirá para que, assim que obtiver mais recursos, o TJAM possa criar os cargos necessários e chamar os aprovados.
O presidente também pediu um voto de confiança da sociedade amazonense:― Enfrentamos grandes dificuldades em 2011, mas estamos trabalhando para sanear nossos problemas. A sociedade deve confiar que os recursos conseguidos pelo Judiciário, que são oriundos dos tributos pagos pelo povo amazonense, serão aplicados da melhor forma possível, sobretudo para aumentar a força de trabalho do TJAM na nossa atividade fim que é a prestação jurisdicional, atendendo ao cidadão de forma melhor e mais rápida – afirmou o presidente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário