A Escola Superior da Magistratura do Amazonas (ESMAM) encerrada na segunda-feira, 12 de dezembro, o calendário de palestras do projeto Justiça Interativa em 2011. A última palestra será realizada na Escola Municipal Jornalista Sabá Raposo, no bairro de Manôa, zona norte de Manaus. Ao todo, desde que o projeto foi implantado, em outubro deste ano, foram contempladas 14 escolas públicas municipais e estaduais, contabilizando, aproximadamente, 1200 crianças e adolescentes beneficiados.
O projeto Justiça Interativa é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) e tem como objetivo promover a aproximação deste órgão com a população amazonense. Através de palestras, proferidas por juízes do TJAM, o projeto oferece esclarecimento a respeito das funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário estadual. Neste ano, participaram do projeto, como palestrantes, os juízes Luis Alberto Albuquerque, Eulinete Tribuzzy, Anagali Bertazzo, Jorsenildo Dourado, Luis Carlos Valois, Carlos Zamith, Flávio Henrique Freitas e José Renier Guimarães.
Com a implantação deste projeto, a ESMAM deu cumprimento à Meta nº 04, de 2011, de Nivelamento Nacional do Poder Judiciário, determinada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê a implantação de pelo menos um programa de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Poder Judiciário em escolas ou quaisquer espaços públicos. Para a realização das palestras em escolas públicas, a ESMAM firmou parceria com as Secretarias de Educação municipal (SEMED) e estadual (SEDUC).
Segundo o gestor do projeto, desembargador Flávio Humberto Pascarelli Lopes, apesar do cumprimento da meta, o projeto terá continuidade nos próximos anos. "Tivemos uma excelente aceitação das palestras nas escolas. Isso mostra a importância social do projeto e garante a sua execução nos próximos anos. Em 2012, pretendemos ampliar o quantitativo de palestras, oferecendo-as a faculdades, escolas particulares e espaços públicos de Manaus", afirmou o desembargador.
Atualmente, o projeto Justiça Interativa conta com folder e vídeos de apoio, exibidos no início das palestras. Entre as atividades previstas para 2012, está a confecção de uma cartilha própria do projet
Nenhum comentário:
Postar um comentário