segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Nejmi Aziz, anuncia doação de viatura a Vara Maria da Penha

Durante solenidade no Fórum “desembargador Azarias Menescal”, na Zona Leste, a primeira-dama do Estado, dona Nejmi Aziz, anunciou a doação de uma viatura para auxiliar no trabalho da Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, a chamada Vara Maria da Penha. O anúncio foi feito hoje, 23/01, na cerimônia de assinatura do Termo de Permissão de Uso de Bens Móveis, celebrado entre o Governo do Estado e o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

Durante a solenidade foram entregues componentes de informática e outros materiais que reforçarão o trabalho da Vara. “Quem vê esse material de fora, pode até achar que é pouco. Mas para quem trabalha na Vara Maria da Penha sabe o quanto ele é importante”, comentou a primeira-dama.

— As pessoas que trabalham na Vara Maria da Penha não atendem somente as mulheres que são agredidas e que chegam aqui com o rosto e o coração machucado, mas também àquelas pessoas que às vezes necessitam apenas de atenção, de um ombro amigo. É esse o tratamento que queremos dar para as pessoas que precisam de atenção, tanto no lado da denúncia como no lado do companheirismo, do ombro amigo –, ressaltou a primeira-dama.

O presidente do TJAM, desembargador João Simões, agradeceu ao gesto de Nejmi, lembrando que o trabalho da Vara Maria da Penha é um dos mais importantes. Tanto é assim que, ao ser criada, em 2007, registrava um volume de 600 processos e hoje já somam 8.000.

— Quer dizer, é um crescimento de 1.100%. Isto quer dizer que há uma confiança no trabalho da Justiça por parte da população ─, informou o presidente.

A cerimônia de assinatura do Termo foi realizada na própria Vara Maria da Penha, teve início às 09h e reuniu, além de dona Nejmi e João Simões, a corregedora de Justiça, desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura; a coordenadora das Varas de Família e Vara Maria da Penha, desembargadora Carla Reis, o juiz da Vara, Francisco Almada; o secretário de Segurança, Cel. Paulo Vital e o Comandante Geral da PM, Almir David Barbosa.

JOÃO SIMÕES

Ao agradecer o apoio da primeira-dama às ações do Judiciário, o presidente João Simões anunciou que ainda no mês de fevereiro o TJAM terá a construção de quatro fóruns licitada, e que em março, as obras já tenham começado. “Inclusive, lá no bairro da Compensa, há dois quarteirões do Palácio do Governo, temos uma área de 3 mil metros quadrados, onde será construído o Fórum da Zona Oeste. E alí teremos, pelo menos, dez varas funcionando. Uma delas deverá ser outra Vara Maria da Penha, para atender as mulheres da Zona Oeste”, informou o presidente.

Simões também anunciou que o Tribunal vai aumentar o espaço do Fórum Henoch Reis. A ideia é retirar do prédio dez varas para que ele possa receber melhor, ter mais espaço para que as varas possam ser mais bem instaladas e possam com isso, prestar um melhor serviço para a coletividade.

Simões agradeceu a Nejmi e disse que o Termo Assinado nesta segunda-feira é mais uma constatação de que a união entre os três poderes, aqui no Amazonas, é uma realidade.

— A prova disso é a doação que está sendo feita hoje por meio da Secretaria de Assistência Social (SEAS) para a Vara Maria da Penha. Isto demonstra, com clareza, que o Executivo está se unindo ao Judiciário para dar melhores condições à Vara Maria da Penha. Como todos sabem, é uma Vara que foi criada em decorrência do clamor que surgiu após um movimento grande das mulheres, que se sentiram desprotegidas e sem um local apropriado para serem acolhidas.

NEJMI AZIZ

Ao encerrar a solenidade, a primeira-dama disse que o evento é de grande importância para um melhor atendimento às pessoas que buscam o apoio da Vara Maria da Penha e também para facilitar o trabalho dos servidores da Justiça. “Quero agradecer ao presidente João Simões e ao dr. Francisco Almada pelo apoio que têm dado, pela atenção, pelo carinho e pela forma com que administram essa Vara”.

Dona Nejmi lembrou que, em alguns casos, a mulher agredida sente dificuldade em denunciar devido a uma série de fatores, como a proteção dos filhos, a insegurança financeira, o risco de vida. “Mas, hoje, agressão não cabe mais em nossa sociedade e ninguém tem que passar por isso. Logo, a violência contra a mulher tem que ser denunciada mesmo! Esta é uma campanha que eu tenho levantado.

A primeira-dama anunciou também que no Dia Internacional das Mulheres, 8 de março, ela deverá liderar uma grande caminhada, que terá como objetivo incentivar a mulher a lutar por seus direitos e, em caso de agressão, buscar ajuda no disk-denúncia 181.

— O dr. João Simões acabou de anunciar que terá mais uma Vara na Zona Oeste, uma em Tefé e outra em Maués. E nós estamos aproveitando para fazer a doação de mais uma viatura para melhorar no atendimento e que se consiga circular melhor – disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário